A Associação Sócio-Cultural Amigos Perseverantes de Parnaíba - ASCAP, juntamente com a Paróquia de São Sebastião, realizam há vários anos a tradicional encenação da busca e prisão de Cristo.
Edição Tribuna de Parnaíba / Por Bruno Santana
Curta nossa fanpage no Facebook - https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
Na noite desta quarta-feira (1º), foi realizada pelas ruas próximas à Igreja São Sebastião em Parnaíba, a tradicional Procissão do Fogaréu. O evento teve início logo após a realização da missa das 17h30 e foi apresentada pelo pároco da igreja, Frei Santos.
Frei Santos deu início a procissão. Imagem: Bruno Santana
Logo em seguida houve uma breve encenação do momento em que Judas Iscariotes aceita entregar o Messias, Jesus Cristo, por 25 moedas de prata. Mesmo com o início da chuva, dezenas de fiéis acompanharam o trajeto da procissão dos soldados romanos carregando tochas em busca de Jesus Cristo.
Fiéis participaram da procissão, mesmo com chuva após o início da caminhada. Imagem: Bruno Santana
A Procissão do Fogaréu é um grande evento religioso tradicional e cultural que representa a procura e perseguição de Jesus pelos Romanos para prendê-lo e condená-lo a morte. Ela nos convida a valorizar a nossa cultura, nossa espiritualidade e refletir sobre o significado da vida e paixão de Cristo por cada um de nós e para o mundo em que vivemos.
Flávio Sidônio (túnica negra) como Judas Iscariotes. Imagem: Bruno Santana
A mais tradicional Procissão do Fogaréu no Brasil, acontece anualmente na cidade de Goiás. A procissão encena a prisão de Jesus Cristo e tem início às 0h da quarta-feira santa, com a iluminação pública apagada e ao som de tambores, à porta da Igreja da Boa Morte, na praça principal da cidade. Os penitentes, vestidos em indumentária especial e representando soldados romanos, seguem então para a escadaria da Igreja de N. S. do Rosário, onde encontram a mesa da última ceia já dispersa. Em seguida, avançam na direção da Igreja de São Francisco de Paula, que simboliza o Jardim das Oliveiras, onde se dará a prisão de Cristo.
Soldados Romanos com as tochas acesas na busca por Jesus Cristo. Imagem: Bruno Santana
Procissão foi guiada ao som de tambores. Imagem: Bruno Santana
Guarda-chuvas abertos para assistir atentamente a encenação. Imagem: Bruno Santana
A chuva não interrompeu a caminhada. Imagem: Bruno Santana
Publicidade
No Comment to " Paróquia de São Sebastião e Grupo ASCAP realizam tradicional procissão do fogaréu em Parnaíba "