Segundo o procurador regional eleitoral, Kelston Pinheiro Lages, informou que um perito do Ministério Público da Bahia, vai realizar diligências hoje (27) em Barreiras (BA). O objetivo é concluir a instrução do inquérito policial para identificar a origem dos R$ 180 mil apreendidos com o motorista/primo do senador Wellington Dias (PT), José Martinho Ferreira de Araújo, debaixo do banco traseiro do carro. Kelston Lages afirmou que tão logo seja concluída a investigação criminal na Bahia, ele pretende pedir a abertura de uma investigação eleitoral.
“Entrei em contato com o MPF da Bahia por telefone e o perito deve chegar amanhã (hoje/27) em Barreiras. Vamos continuar com esse contato para saber os rumos da investigação. Ele vai analisar de onde partiu. Qual a origem desse dinheiro. Isso tem que acontecer para que o processo possa andar”, declarou o procurador eleitoral.
O dinheiro, de acordo com o procurador, está depositado em conta judicial na Caixa Econômica Federal da Bahia e só será lilberado depois da comprovação da origem. Kelson Lages afirmou que aguarda a conclusão do inquérito criminal na Bahia para dar seguimento a uma investigação de cunho eleitoral pelo MP Eleitoral do Piauí.
“Na Bahia a investigação tem um cunho criminal e no Piauí eleitoral. O que de fato chamou atenção é que as pessoas detidas no momento da ação não sabiam explicar a origem do recurso. Se não havia nada ilegal, era apenas explicar, e depois comprovar a origem. Ficou estranho o fato do senhor José Martinho responder que se reservava o direito de permanecer calado”, comentou Kelston Lages, estranhando que o motorista/primo do senador Wellington Dias não quis falar a origem do dinheiro na hora da detenção.
O Ministério Público do Piauí irá apurar o suposto uso do recurso apreendido para fins eleitoreiros, como a compra de votos.
O senador Wellington Dias, candidato a governador pelo PT, já negou que tenha qualquer envolvimento com o caso. E o motorista do Senado, José Martinho, afirmou que estava em férias e o dinheiro é resultado da venda de um imóvel em Brasília.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook - https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
Fonte: Portal AZ
Por Bruno Santana
No Comment to " Procurador Regional Eleitoral diz que inquérito criminal sobre os 180 mil está em conclusão "