(Foto: Daiton Meireles / O Olho)
Os ponteiros do relógio indicam meia-noite, o ano se finda e um novo renasce e logo se vê flores, champanhe e vinhos entrarem no mar, são as oferendas
Pouco antes da meia noite já se ouvia o som dos tambores pela praia de Atalaia, em Luís Correia. As roupas brancas, volumosas, saias rodadas e os pés descalços chamam a atenção de quem resolveu passar a virada de ano no mar da Atalaia.
Devotos de religiões de matriz afro, candomblé e umbanda, tradicionalmente realizam rituais a beira-mar no último dia do ano. Após dançarem em círculos, os religiosos levam oferendas à Iemanjá “Rainha do mar”.
Quem passa a virada de ano no litoral conhece esse cenário, porém esse ano, na praia de Atalaia, houve um diferencial. Turistas acompanharam todo o ritual, o objetivo é pedir as bênçãos de Iemanjá.
O Pai Beto de Iansã, babalorixá piauiense, ampliou o ritual este ano, e dentro do mar benzeu turistas e simpatizantes. Para ele, essa é a melhor forma de começar um novo ano.
“É preciso fé e devoção e para ter um ano cheio de alegria e prosperidade, precisamos da permissão dos orixás e nesse caso de Iemanjá. Os turistas me procuram e eu os abençoo em nome dela”, afirmou.
Publicidade:
Curta nossa fanpage no Facebook - https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
Por Bruno Santana
Fonte: O Olho
No Comment to " Fé e devoção: centenas pedem as bênçãos de Iemanjá no litoral do Piauí "