O recém-nascido encontrado dentro de uma sacola em um matagal no sábado (3) no bairro Piçarreira, Zona Leste de Teresina, passou por mais alguns exames nesta segunda-feira (5) e deve receber alta até o final do dia. Segundo o conselheiro tutelar Djan Moreira, várias pessoas já demonstraram interesse em adotar o bebê, que recebeu o nome provisório de João Batista.
Após a reunião com a delegada da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Kátia Esteves, o conselheiro afirmou que um inquérito para apurar as circunstâncias do abandono já foi aberto e que os responsáveis irão responder por abandono de incapaz. Djan ressaltou ainda que a delegacia irá ouvir os populares que encontraram o recém-nascido.
“Prestamos depoimento na delegacia e fomos informados que o processo de investigação vai contar também com o depoimento das pessoas que encontraram a criança e moradores próximos ao local do abandono. Algumas pessoas serão intimadas em breve, e as informações devem ser levantadas até que se localize a mãe do bebê”, contou.
De acordo com o conselheiro, o bebê é muito querido pela equipe que o acompanha na Maternidade Dona Evangelina Rosa, e que a procura por adoções aumenta a cada dia. Djan conta que o recém-nascido vem sendo chamado de João Batista, e explica o porquê do nome, que resultou de uma curiosa coincidência.
“Estávamos encaminhando o bebê até a maternidade para que recebesse os primeiros atendimentos, e um dos membros da equipe já o chamava de João. Foi quando sugeri que completasse o nome com Batista, que também é um nome bíblico. Quando chegamos à maternidade, o pediatra que recebeu o bebê se chamava João Batista, e foi aí que o nome pegou entre os médicos e funcionários do local”, narrou Djan.
Segundo o conselheiro, o recém-nascido deve receber alta ainda na tarde desta segunda, para ser encaminhado a uma casa de acolhimento. Ele adiantou que mesmo com o grande interesse que os populares vêm demonstrando pela adoção, o processo legal deve ocorrer através da Justiça respeitando um cadastro e uma lista de famílias interessadas.
Publicidade
Curta nossa fanpage no Facebook - https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
Por Bruno Santana
Fonte: G1
No Comment to " Bebê abandonado em Teresina, recebe nome provisório e propostas de adoção "