Últimas Notícias

Efeito contrário: Como os ‘Fake News’ estão ajudando o governo Mão Santa

By Redação - segunda-feira, 8 de maio de 2017 No Comments
Um pequeno grupo de “blogueiros” tenta a todo custo distorcer e jogar a população contra o governo Mão Santa. Entenda como o tiro está saindo pela culatra.

Por: Bruno Santana


Depois da eleição do Donald Trump, virou moda o termo fake news cuja tradução é notícia falsa. Quem melhor descreveu seu significado até agora, na minha opinião, foi Luciano Pires do portal Café Brasil: “o termo diz respeito a sites e blogs que publicam intencionalmente notícias falsas, imprecisas ou simplesmente manipuladas, com a intenção de ajudar ou combater algum alvo, normalmente político. Eles também copiam notícias verdadeiras de outros veículos, mas mudam as manchetes, alterando o sentido ou colocando algo sensacionalista para atrair leitores. ”

Em Parnaíba a prática tem se tornado cada vez mais comum na tentativa de enganar a população e jogar a opinião pública contra o governo de Mão Santa. A cada anúncio de ações da Prefeitura Municipal de Parnaíba, uma nova “Fake News” é divulgada nas redes sociais, em especial no facebook.

Já cancelaram o carnaval, a via sacra, a inauguração da modernização da Concha Acústica, exoneraram secretários e, a mais nova é o cancelamento das apresentações juninas na praça Mandu Ladino, conhecida popularmente como Quadrilhódromo.

No entanto, logo após as notícias falsas, as ações planejadas são executadas sem alterações e sem que se confirmem as mentiras divulgadas nos “Fake News”. Contrário ao efeito pretendido, a população observa a intenção dos manipuladores. Claro que a primeira reação da maioria é simplesmente de acreditar na notícia falsa, tamanho o número de informações manipuladas em um mesmo texto. Criam depoimentos, números, horas e até datas para enganar o leitor.

Com as ações dos engajados na prática do “Fake News” mesmo que inconscientemente, a Prefeitura de Parnaíba tem recebido divulgação gratuita duas vezes. A Primeira quando a notícia falsa é lançada, gerando um primeiro burburinho nas redes, e, a segunda, quando a notícia falsa é desmentida, trazendo calma aos cidadãos e, desmascarando as publicações propositadamente criadas para confundir a cabeça dos leitores.

O Facebook, principal veículo onde as fake news são disseminadas, anunciou a criação de projeto para combater notícia falsa e promover o jornalismo.

Publicidade

No Comment to " Efeito contrário: Como os ‘Fake News’ estão ajudando o governo Mão Santa "