A cerimônia de posse de cinco coordenadores e dois presidentes de fundação no Palácio de Karnak nesta segunda-feira (20) foi um daqueles eventos que nos mostram o quanto a política piauiense flerta com a prática da oligarquia. A cada novo nome anunciado, aplausos ecoavam no recinto palaciano do anfitrião Wellington Dias (PT).
Governador acomodou partidos e novos aliados (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)
As palmas foram para Luiz Gonzaga Paes Landim, indicado pelo irmão, deputado federal Paes Landim, para assumir a Coordenadoria do Agronegócio dos Cerrados. Foram ainda para Avelar Ferreira, indicado pelo irmão, o deputado estadual Edson Ferreira, para a Coordenadoria de Inovação Tecnológica. Também teve saudações para o jovem Leonardo Sobral, indicado pelo tio, o deputado estadual João Mádison, para o Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR).
Mas não parou por aí! Teve Marllos Sampaio na Coordenadoria do Idoso. Ele é irmão do deputado, presidente da Assembleia e cacique peemedebista Themístocles Filho. Os aplausos palacianos também foram para o jovem deputado Pablo Santos, filho do ex-deputado estadual e velho cacique da política de Picos, Warton Santos. Ele assumiu a Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh).
Marllos, irmão de Themístocles, foi empossado (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)
Não acabou! Também houve aplausos para Paulo Martins, ex-prefeito de Campo Maior, irmão do deputado estadual Aluísio Martins (PT). Ele assumiu a presidência da Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi). Por fim, aplaudiram o médico Marcos Vinicius, ex-prefeito de Novo Oriente do Piauí e filho da atual prefeita de Valença, Ceiça Dias (PTC). Ele assumiu a coordenadoria de Modernização e Qualificação.
Há quem diga que as oligarquias do Piauí foram sepultadas em 2002, quando Wellington Dias (PT) derrotou o então governador Hugo Napoleão (PFL) numa eleição tida por muitos como improvável. Se ela realmente foi sepultada naquele tempo, só há uma explicação lógica para o atual momento: o próprio Wellington deve tê-la exumado!
Fonte: Política Dinâmica / Edição: Tribuna de Parnaíba
Publicidade
No Comment to " Aplausos à oligarquia. Empossados pelo governador pertencem a famílias tradicionais da política piauiense "