Últimas Notícias

Mais ocupações são realizadas nas universidades do Piauí em protesto contra PEC 241

By Redação - sexta-feira, 28 de outubro de 2016 No Comments
Estudantes e professores de todo o Estado aderiram ao movimento. Aulas foram canceladas.


Mais ocupações a campi de universidades estão acontecendo no Piauí. Desta vez, estudantes e professores da Universidade Federal do Estado dos campus de Picos e Bom Jesus, aderiram ao protesto contra a aprovação da PEC 241. Docentes de ambos os campi paralisaram as atividade e cancelaram as aulas nesta sexta-feira (28).

De acordo com a Associação dos Docentes da UFPI (Adufpi), a paralisação foi decidida pela categoria em assembleia geral realizada na quinta-feira. Cerca de 50 docentes aderiram ao movimento até o dia 31 deste mês.

No campus de Teresina, os estudantes ocupam a reitoria da Universidade Federal do Piauí desde a última terça-feira (18) e recebem o apoio de professores da rede estadual, membros de comunidades e servidores públicos. Os manifestantes protestam ainda contra casos de violência envolvendo a equipe de segurança no campus.


Segundo informações do DCE, os estudantes estariam indignados com a atitude do reitor Arimatéia Dantas, que pintou os muros da UFPI, apagando algumas das pichações feitas em protesto contra a PEC 241. Eles afirmam ser uma "administração higienista".

No município de Picos, alunos do curso de Agronomia iniciaram um calendário de ações e reivindicações. Na manhã desta sexta (28), eles acamparam em frente ao Campus Professor Barros Araújo em protesto contra PEC 241 e para reivindicar ainda a contratação de professores para as diversas disciplinas que estão em aberto.

Além da UFPI, na UESPI de Picos também ocorre uma ocupação desde esta quinta-feira (27). Segundo uma nota emitida no Facebook pelo “SOS UESPI Picos”, no curso de Agronomia existe 11 disciplinas que foram ofertadas, porém, não há professores e nem expectativa para a contratação.


“Assim como em Agronomia, nos demais cursos faltam docentes. Os alunos do curso de Direito, por exemplo, sofrem e lamentam a falta de docentes. Estão com oito disciplinas sem professor. A perspectiva é que as reivindicações e manifestações ganhem corpo e continuidade nos próximos dias”, diz a publicação.

Mais de 100 universidades estão sendo ocupadas em todo o Brasil, sendo que, além dos campi universitários, mais de 1.100 escolas e institutos federais estão ocupados. Os manifestantes vêm pedindo que as universidades se posicionem contra as consequências da PEC 241, que inclui corte de verbas do Governo Federal para a Educação.

Fonte: Portal AZ / Edição: Tribuna de Parnaíba

Publicidade

Tags:

No Comment to " Mais ocupações são realizadas nas universidades do Piauí em protesto contra PEC 241 "