O Tribuna de Parnaíba tem uma posição crítica ao Foro de São Paulo, organização criada há 26 anos para unir a esquerda da América Latina numa organização supranacional que estabelece uma estratégia comum para esses atores.
A própria existência de uma orientação estrangeira a um partido brasileiro contraria a nossa lei, (Art. 5º A ação do partido tem caráter nacional e é exercida de acordo com seu estatuto e programa, sem subordinação a entidades ou governos estrangeiros.), (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9096.htm), posto que a interferência externa em nosso processo democrático cria riscos à nossa soberania.
Essa "articulação" supranacional foi dita e redita inúmeras vezes pelo ex-presidente Lula, como nesse discurso em 2005: “(...) Não era uma ação política de um Estado com outro Estado, ou de um presidente com outro presidente. (...). E graças a essa relação foi possível construirmos, com muitas divergências políticas, a consolidação do que aconteceu na Venezuela, com o referendo que consagrou o Chávez como presidente da Venezuela. Foi assim que nós pudemos atuar junto a outros países com os nossos companheiros do movimento social, dos partidos daqueles países, do movimento sindical, sempre utilizando a relação construída no Foro de São Paulo para que pudéssemos conversar sem que parecesse e sem que as pessoas entendessem qualquer interferência política."
No Brasil a lista de partidos políticos ligados ao Foro de São Paulo é extensa e deve ser vista com muita atenção os interesses que são, portanto, representados por esses partidos, se os interesses nacionais ou o interesse desse grupo marxista latino-americano. Estão lá o PDT, PC do B, PCB, PPL, PPS, PSB e o PT. http://forodesaopaulo.org/partidos/
Não custa lembrar que, apesar de oficialmente estarem associados somente partidos políticos, o Foro de São Paulo mantém estreita relação e apoio às FARC, grupo narco-traficante que mantém uma guerrilha na Colômbia há décadas e já atacou instalações das forças armadas brasileiras mais de uma vez, matando e ferindo soldados brasileiros, como em 1991 quando 40 guerrilheiros das FARC mataram 3 e feriram 9 militares brasileiros ao atacarem o pelotão de fronteira às margens do rio Traíra. https://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_Tra%C3%ADra Ou quando se descobriu base das Farc ilegalmente em território brasileiro http://www.estadao.com.br/noticias/geral,captura-de-guerrilheiro-revela-base-das-farc-no-brasil,552510.
O MST também está entre o grupo de associados informais do Foro, essa organização que continua numa luta por terras, apesar de 13 anos de governo do PT. Hoje o INCRA possui em assentamentos de reforma agrária a mesma quantidade de terra que é cultivada no país, 60 milhões de hectares, e nessa enormidade de terra nada se produz e o MST quer mais. O MST faz ações que são caracterizadas como terrorismo em todo o mundo civilizado, e apesar disso recebe gordas verbas públicas para violar a lei e é o principal motivo do governo ter vetado tantos artigos para sancionar a lei contra o terrorismo no Brasil. (Em nota, MST repudia Lei antiterrorismo e exige o veto completo do projeto http://www.mst.org.br/2016/02/25/em-nota-mst-repudia-lei-antiterrorismo-e-exige-o-veto-completo-do-projeto.html
Recentemente encerrou-se o 26º encontro desses partidos e foi, como de hábito, elaborado uma declaração ao final do encontro, (http://forodesaopaulo.org/declaracion-final-del-xxii-encuentro-del-foro-de-sao-paulo-san-salvador-2016/). A declaração é completamente desconectada com a realidade dos fatos. Na declaração o Foro de São Paulo diz que governos de esquerda tiraram milhões da pobreza, reduziram o desemprego e deram estabilidade no continente; na verdade, o Brasil nunca passou por uma crise tão grande em sua história, nunca tantos estiveram desempregados e a renda das famílias caiu durante todo o tempo que o PT esteve no poder. Houve de fato um grande aumento no consumo, mas este foi impulsionado pelo financiamento, de modo que hoje as famílias brasileiras estão endividadas e pagando juros extorsivos. O IBGE, para não revelar essa tragédia, parou de divulgar os dados agregados do PIB, que revelariam a verdade da queda da renda e que o maior agregado hoje no PIB brasileiro é o pagamento de juros.
Na declaração, também celebra as Farc, dizendo que sua luta é heroica. É uma vergonha o apoio do Foro de São Paulo às FARC, organização que trafica drogas para o Brasil e é uma das grandes responsáveis pela criminalidade nas cidades brasileiras, lembram do Fernandinho Beira Mar e sua relação com ela? (Desertor confirma ligações das Farc com Fernandinho Beira-Mar em http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u38626.shtml).
O PCC tem relação com as FARC também: “A “geopolítica” do narcotráfico no Brasil pode sofrer profundas mudanças no curto e médio prazo. A facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital já costura um acordo com seus parceiros das FARC no Brasil para assumir a hegemonia dos negócios de distribuição de drogas e aluguel de armas no Rio de Janeiro. ” http://www.alertatotal.net/2010/11/farc-usarao-pcc-e-aliados-no-brasil.html.
A declaração também diz que a esquerda tem transparência e honradez no manejo dos recursos públicos e combate à corrupção, o que é, certamente, uma piada de mau gosto diante dos escândalos de roubo em tamanhos nunca antes imaginados que vivemos no Brasil; das incríveis descobertas na Argentina como o caso das malas enterradas cheias de dinheiro do secretário de obras da ex-presidente Cristina K., ligada ao Foro de SP (http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2016/06/15/argentinos-corruptos-usam-esconderijos-nada-comuns-para-esconder-dinheiro.htm). A declaração vai além, e defende a liderança política da Venezuela que foi descoberta pelos Estados Unidos em sociedade com os traficantes de drogas, um escândalo internacional, veja aqui: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN0O327H20150518.
Para concluir, poucos dias atrás bandidos armados de gangues ligadas ao PCC e ao CV fizeram uma passeata em Sobral,(http://cearanews7.com/comando-vermelho-em-marcha-assume-o-controle-de-sobral-e-leva-terror-a-populacao#.V3LUOfUyI7U.facebook) cidade há 250km de distância de nossa Parnaíba, a polícia nada fez para reprimir ou prender os criminosos. O prefeito e o governador do Ceará, como aqui, são do PT. Não temos como dizer, nem queremos insinuar, que há participação direta deles, mas as ligações do partido com os grupos que se dizem de esquerda e que traficam drogas é antiga e declarada. O Brasil precisa virar essa página, nessas eleições estaremos atentos e chamando a atenção da população.
Editorial Tribuna de Parnaíba
No Comment to " Editorial – o Foro de São Paulo, o PT, as FARC, o MST e nossa triste realidade "