Últimas Notícias

Professora da UFPI é destaque internacional em pesquisa sobre o Zika vírus

By Redação - quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016 No Comments
Desde 2006, a professora iniciou pesquisas sobre saúde de animais silvestres de vida livre, além de coletas de mosquitos nas mesmas áreas onde os animais silvestres viviam.

Professora Lilian Catenacci coletando mosquitos no sub-bosque

Antes mesmo do Zika vírus chegar ao Brasil, a professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Lilian Catenacci, já estava preocupada em realizar pesquisas a longo prazo para vigilância de arboviroses em áreas importantes da mata atlântica. 

Em 2013 a Profa. Lilian Catenacci ingressou no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Virologia do Instituto Evandro Chagas. Resultados preliminares desta pesquisa culminaram com ações de vigilância também nas comunidades locais pelas secretarias de saúde dos municípios de Una e Ilhéus e pela Seção de arboviroses e febres hemorrágicas do Instituto Evandro Chagas. “Foi uma ação muito articulada e contou com parcerias de diversas instituições (nacionais e internacionais). Visitamos 13 comunidades em 15 dias, além de coleta sistematizada de mosquitos em áreas que não tinham sido previamente amostradas”, conta a professora. 

Atualmente a professora realiza doutorado sanduíche nos Estados Unidos, tanto na Universidade de Saint Louis-Missouri como no Instituto de Medicina da Conservação do Zoológico de Saint Louis, Missouri, e deve retornar ao Brasil no final de março para realizar testes moleculares (PCR) nas amostras de mosquitos e nas amostras suspeitas de conter arbovirus, que neste caso, pode conter o Zika vírus. A grande valia desta pesquisa é que as amostras foram coletadas antes do Zika vírus virar uma epidemia no Brasil e, portanto, ajudará a rastrear se o vírus já estava circulante desde 2006 de forma branda ou assintomática nos mosquitos e nos animais silvestres.

Em 2017, a professora voltará para a UFPI/Campus Profa. Cinobelina Elvas, em Bom Jesus, onde ministrará as disciplinas de Clínica e Manejo de Animais Silvestres. “A abordagem ONE HEALTH (ou seja, ações integradas de saúde humana, animal e ambiental) já fazem parte da minha rotina também na UFPI: tive alunos realizando monografias relacionadas a esta área e em breve estes resultados também estarão publicados”, destaca.

Para conferir a reportagem divulgada nos EUA sobre a professora e os parceiros desta pesquisa, acesse aqui.

Fonte: Portal da UFPI / Edição: Tribuna de Parnaíba
Ajude o blog a crescer compartilhando essa matéria

Publicidade

Tags:

No Comment to " Professora da UFPI é destaque internacional em pesquisa sobre o Zika vírus "