No dia 29 de maio, vários países comemoram e se mobilizam para o Dia Mundial da Saúde Digestiva e no Brasil também será o Dia do Gastroenterologista.
A Federação Brasileira de Gastroenterologia - FBG e todas as suas federadas promoverão um dia especial de serviços voltados para a população. Todos os anos, um tema é escolhido para enfatizar um problema de saúde amplamente alarmante e que atinge grande parte da população e dessa vez o tema será “Da azia à constipação intestinal – Sintomas comuns de doenças Gastrointestinais na comunidade: Impacto e Interpretação”. No ano passado, o tema trabalhado foi a microbiota intestinal. A Sociedade de Gastroenterologia do Piauí faz o chamamento para que a população participe da campanha, que segue o calendário mundial de ações educativas da World Gastroenteroloy Organisation (WGO). O evento acontecerá no segundo piso do Teresina no Teresina Shopping, ao lado da praça de alimentação, a partir das 18 horas do próximo dia 29.
Várias ações estão programadas para o público, entre elas palestras com profissionais de saúde, testagens rápidas para doenças como Hepatites B e C e vacinações, gratuitamente. A população poderá também conversar e tirar dúvidas sobre patologias com profissionais especialistas e titulados na área. A presidente da Sociedade de Gastroenterologia do Piauí, Joselda Lemos Duarte, acrescenta que, durante o evento, haverá também distribuição de folhetos explicativos sobre o sintoma de azia. “Essa doença, que na língua técnica chamamos de pirose, e a Doença do Refluxo Gastroesofágico, DRGE, são bastante comuns na população brasileira, porém muitas pessoas não sabem como tratá-las. Por isso, a importância de visitas constantes ao gastroenterologista, para que, com orientações alimentares e comportamentais, possam ajudar no tratamento”.
O principal objetivo da campanha é sensibilizar a população e os profissionais de saúde para a importância da correta interpretação dos sintomas e o rápido tratamento, além da adoção de um estilo de vida mais saudável, com uma alimentação equilibrada. Dados apresentados no livro “Distúrbios Funcionais do Aparelho Digestivo”, editado pela FBG, mostram que é significativa a prevalência das doenças de trato gastrointestinal na população brasileira.
Somente o gastroenterologista poderá detectar as doenças que afetam o sistema gastrointestinal e definir o diagnóstico correto para cada pessoa. Joselda Duarte informa que a melhor forma de evitar complicações é buscar o quanto antes o tratamento para que aumentem as chances de cura. Segundo ela, a azia é o principal sintoma da DRGE, seu sintoma é uma sensação de queimação que sobe da região do estômago para o esôfago. O tratamento deve ser feito com mudanças no hábito alimentar, evitando alimentos gordurosos e frituras, condimentos picantes e a ingestão de muito líquido durante as refeições, principalmente refrigerantes gasosos. Evitar também deitar-se após as refeições, o que favorece muito o refluxo e a azia.
A incidência da azia é alta na população ocidental, variando de 10% a 20% nos Estados Unidos e Europa e sendo de 11,9% entre brasileiros urbanos. Já o refluxo é o retorno do ácido gástrico do estômago para o esôfago. Ocorre devido a um defeito na válvula que controla a passagem de alimento de um órgão para o outro. Na ingestão dos alimentos a válvula se abre para a passagem destes para o estômago e não volta à posição normal, o que permite que o suco gástrico retorne para o esôfago, machucando as paredes do órgão, o que causa azia e queimação.
Edição Tribuna de Parnaíba / Fonte: Ascom
Curta nossa fanpage no Facebook - https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
Publicidade
No Comment to " Piauí vai comemorar e oferecer serviços à população no Dia Mundial da Saúde Digestiva "