Moradores da comunidade da Praia da Pedra do Sal se reuniram na noite desta segunda-feira (09) com o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto na escola Dr. João Silva Filho.
Por: Bruno Santana / Fonte: Portal da Prefeitura de Parnaíba
Curta nossa fanpage no Facebook - https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
A reunião foi para debater sobre a possibilidade de ampliação da usina eólica no litoral da cidade. A consulta pública se deve ao resultado da pesquisa encomendada pela administração municipal ao Instituto Data AZ, realizada em fevereiro, que avaliou junto à comunidade o impacto dos parques eólicos na Praia da Pedra do Sal.
A iniciativa se deve à desaprovação dos moradores quanto aos parques eólicos já instalados. Segundo a pesquisa, as principais queixas dos moradores da Pedra do Sal, estão no desmatamento de árvores frutíferas que geram renda, o prejuízo na criação de animais, a falta de empregos, a inexistência de economia de energia, restrição de acesso as áreas de carnaúba e cajueiros, falta de informação quanto ao destino da energia, poeira e lama que atingem as residências, casas danificadas, o ruído das torres, e o não pagamento das indenizações prometidas. Por fim, eles reprovam a implantação de novas torres na praia da Pedra do Sal por não trazer nenhum benefício à comunidade.
O prefeito Florentino Neto informou que solicitou a pesquisa para entender a realidade daqueles moradores que tiveram a intervenção dos parques eólicos, bem como ouvir seus anseios. Diante da pesquisa e da reprovação dos cidadãos da Pedra do Sal quanto aos parques eólicos, Florentino assegurou que vai defender os direitos daqueles moradores.
Carlos Fernando Silva do Nascimento, presidente da Associação Comunitária da Praia da Pedra do Sal, enfatizou que a reprovação da comunidade aos empreendimentos é pela falta de compromisso com a população. O pescador Antônio de Pádua exigiu respeito à comunidade e à sua cultura. José de Sousa, pescador, disse que morou por muitos anos no trecho onde pretendem instalar novo parque eólico e agradeceu ao prefeito por se posicionar a favor da comunidade.
Para garantir mais autonomia à população da Pedra do Sal, durante a reunião o prefeito informou que vai dialogar com a comunidade a possibilidade de transformá-la em um distrito e iniciar o processo de regularização fundiária na localidade. A Agência Parnaibana de Serviços Públicos (Aserpa) através do presidente David Soares, se posicionou favoravelmente às solicitações da comunidade ao passo que se comprometeu a tomar medidas administrativas cabíveis.
Publicidade
No Comment to " Moradores da Pedra do Sal, são contra a instalação de novos parques eólicos "