Últimas Notícias

Editorial: ‘Parnaíba, metrópole das províncias do Norte’. Se você já cansou de ouvir essa frase, leia este texto

By Redação - quinta-feira, 27 de julho de 2017 No Comments
Por ter sido a primeira Vila do Norte do Brasil a proclamar a Independência, Parnaíba foi agraciada pelo Imperador Dom Pedro I, com o honroso título de “A Metrópole das Províncias do Norte” e Simplício Dias da Silva convidado a ser o primeiro Presidente da Província do Piauí.

Por: Bruno Santana


Em 20 de setembro de 1759, o então governador da província do Piauí, João Pereira Caldas, fundava a vila de São João da Parnahyba. No dia 14 de agosto de 1844, a vila foi elevada à categoria de cidade pela lei nº 166, promulgada pelo então governador José Idelfonso de Souza Ramos. A essa altura Parnaíba tinha referências na Europa e no mundo.

Passados 173 anos, Parnaíba busca voltar a ser referência no mundo. No entanto, com o passar dos anos a cidade e sua gente perderam o brilho e o orgulho de suas raízes. De povo pioneiro e trabalhador, passamos a assistir o crescimento de nossos vizinhos e a exportar mão de obra por falta de oportunidades.

De repente, de onde menos se esperava, ressurgindo da voz rouca das ruas, um senhor de 75 anos, repete a cada aparição pública o tão honroso título que um dia Parnaíba recebeu: “Metrópole das províncias do Norte”. Há que torça o nariz quando este senhor dá sinais que irá contar pela milésima vez a mesma história: “Parnaíba, Metrópole das Províncias do Norte”. O que essas pessoas não entenderam ainda, é que essa história, quase como um mantra, é um apelo sincero para que nós parnaibanos relembremos de nosso passado glorioso e possamos construir um presente (não um futuro) onde todos possam se orgulhar da cidade que moramos e vivemos.

É hora de esquecermos o título de “Cidade do já teve” e orgulhosamente nos juntarmos a este senhor com 75 anos de história e vida, para que juntos em uma só voz possamos dizer a visitantes, parentes e conhecidos, além de nos orgulhar de morarmos em Parnaíba, “Metrópole das Províncias do Norte”.

Publicidade

No Comment to " Editorial: ‘Parnaíba, metrópole das províncias do Norte’. Se você já cansou de ouvir essa frase, leia este texto "