Últimas Notícias

Crise na Segurança Pública: 105 municípios estão sem delegado no Piauí

By Redação - terça-feira, 11 de julho de 2017 No Comments
Delegados regionais entregaram funções de confiança nesta terça-feira por falta de estrutura afetando 105 dos 224 municípios do Piauí.

Fonte: G1

Delegados fizeram entrega das funções de confiança nesta terça-feira (11) (Foto: Divulgação/Sindepol)

Desde esta terça-feira (11) mais de 600 mil pessoas não tem acesso a delegado no Piauí. O dado é do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sindepol) e refere-se aos municípios em que 20 dos 22 delegados regionais entregaram a função de confiança alegando falta de estrutura para trabalhar. O último a deixar a função foi o delegado regional de Bom Jesus, Aldely Fontenele, resultando em 105 cidades sem nenhum serviço que necessite do profissional. O Piauí tem 224 municípios.

Considerando os 105 municípios vinculados às delegacias regionais a população sem acesso a delegado para investigações, solicitações de diligências e demais pedidos à justiça soma mais de 600 mil pessoas. “Não existe nada legal que obrigue o delegado a atender estas cidades, até porque ele quando assume o cargo é para trabalhar em determinado local”, disse a presidente do Sindepol, Andrea Magalhães.

Desde a tarde desta terça-feira também estão sem delegados os municípios de Currais, Redenção do Gurguéia, Cristino Castro, Palmeira do Piauí, Santa Luz e Alvorada do Gurguéia. Eles se somam aos 99 que já estavam sem delegados desde a manhã desta terça-feira.

O sindicato estima que seria necessário dobrar o número de delegados, atualmente em 150, para o atendimento adequado às cidades. "Não existe na legislação da Polícia Civil algo que estipule a função de delegado regional e acúmulo de cidades. Tudo é feito de maneira ilegal", apontou Andrea Magalhães não descartando processo contra o delegado geral por assédio moral e abuso de autoridade pelo acúmulo de cargos.

O delegado geral, Riedel Batista, disse que enviou pedido à Corregedoria da Polícia Civil para que seja aberto processo administrativo contra os delegados. “Nesse caso, minha obrigação é comunicar a Corregedoria e o delegado que agir dessa forma vai responder processo. Não existe entrega de cargo, os delegados continuam trabalhando seguindo a orientação da Segurança Pública”, declarou confirmando que há delegados que respondem por mais de 10 cidades. Segundo ele são municípios pequenos com baixo índice de crimes.

Publicidade

Tags:

No Comment to " Crise na Segurança Pública: 105 municípios estão sem delegado no Piauí "