Últimas Notícias

Editorial: O amadorismo colocando em xeque a credibilidade dos portais de notícia em Parnaíba

By Redação - segunda-feira, 24 de julho de 2017 No Comments
Para se auto intitular “jornalista” ou “blogueiro”, basta ter uma câmera (ou celular) e um computador com acesso à internet.

Por: Bruno Santana


Como distinguir uma notícia verdadeira de uma notícia falsa? Em um universo tão aberto e tão livre como a internet é praticamente impossível confiar piamente em algo que se leia nas dezenas de blogs e portais que nascem praticamente todos os dias.

Para exercer a profissão de jornalista no Brasil, não é obrigatório o diploma de graduação em jornalismo. Na prática não há um órgão fiscalizatório para quem quer criar um blog ou portal de cunho noticioso.

Em Parnaíba, mais especificamente, quando um blog ou portal divulga uma notícia, imediatamente outros 5 ou 6 já quase que instantaneamente copiaram e divulgaram a mesma matéria, muitas vezes sem dar os devidos créditos ao autor original do material.

Um verdadeiro criador de conteúdo, pesquisa, estuda, procura os vários lados de uma notícia para só então publicar algo. Informação é uma das armas mais perigosas em uma sociedade tão conectada como a nossa. A informação falsa pode causar constrangimentos, doenças e até mortes. Há casos inclusive de pessoas que cometeram suicídio após a disseminação de uma notícia falsa.

Extinguir os portais e blogs sem compromisso com a informação é uma tarefa de toda uma cadeia, que engloba empresários, população e até mesmo a própria classe jornalística.

Nos últimos dias lemos notícias de arrastão com “10 homens fortemente armados”, “confirmações de candidatos à cargos eletivos”, “atentado a bala contra batalhão de polícia”, tudo sem ser verdade. Não há compromisso com a seriedade, com o profissionalismo e nem responsabilidade sobre as consequências dessas afirmações falsas.

É preciso urgente uma ação, ou de órgãos fiscalizatórios, ou até mesmo das pessoas que se sintam incomodadas e prejudicadas pelos Fake News. Enquanto não houver consequências para os “deturpadores” de fatos, eles continuarão a mentir e prejudicar sociedade e entidades. Diga NÃO aos blogs e portais piratas! Diga SIM aos criadores de conteúdo!

Publicidade

No Comment to " Editorial: O amadorismo colocando em xeque a credibilidade dos portais de notícia em Parnaíba "