Últimas Notícias

URGENTE: Forte tremor de terra no Japão. Alertas de Tsunami são acionados

By Redação - segunda-feira, 21 de novembro de 2016 No Comments
Um tremor de terra de magnitude 7.4 abalou esta manhã de terça-feira (hora local) a costa japonesa. A profundidade do sismo foi detetada a 25 quilômetros.


Os alarmes de tsunami estão tocando em Fukushima. A televisão já mostra a entrada do porto da cidade com o primeiro sinal de uma onda de Tsunami. As águas estão a recuando de dentro do porto para o mar. Normalmente, cerca de dez minutos antes de um tsunami alcançar a costa, o mar recua.

Assim que o tremor aconteceu as autoridades japonesas emitiram um alerta de tsunami. O forte tremor foi sentido em Tóquio.

As pessoas foram aconselhadas a dirigirem-se às zonas mais altas onde estão instalados os abrigos contra tsunamis. A previsões apontam para uma onda que pode chegar muito longe e atingir uma altura de três metros por isso é aconselhável que os cidadãos se afastem no mínimo 20 quilômetros do litoral.

Até ao momento a maior onda registada foi de 90 centímetros.

O epicentro do tremor de terra foi assinalado na região de Fukushima, que já tinha sido atingida por um sismo em 2011 (cinco anos) que levou a um acidente nuclear de grandes proporções.

A empresa elétrica que opera a central nuclear revela que não se registaram alterações do nível de radioatividade depois do sismo. A empresa adianta ainda que a central está parada desde o acidente de há cinco anos.

No entanto, o sistema de refrigeração de um dos reatores de Fukushima falhou depois deste terremoto.

A Tokyo Electric Power Co disse na televisão NHK que o sistema de arrefecimento de água no reator número 3 que fornece água fria teve que ser desligado, após o terramoto, mas a água na "piscina" é suficiente para garantir a segurança deste reator.

Em março de 2011, um terramoto de magnitude 9,1 atingiu a costa leste do Japão, resultando em um tsunami que destruiu as unidades de arrefecimento de emergência dos reatores das centrais nucleares de Fukushima. Isso fez com que o reator quatro sobreaquecesse levando a três fusões nucleares.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excepcional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

Fonte: TSF Radio Notícias Portugal / Edição: Tribuna de Parnaíba

Publicidade

Tags:

No Comment to " URGENTE: Forte tremor de terra no Japão. Alertas de Tsunami são acionados "