Hatch médio, motor 1-litro e câmbio manual: será que essa configuração pode dar certo?
Ponteira simples e logotipo MSI? Tem motor 1.6. A diferença para o 1.0 será o TSI na traseira | Crédito: Marco de Bari
O motor que faz mágica no Up! TSI muito em breve estará disponível para ninguém menos que o Golf. Será a primeira vez que veremos no Brasil um carro médio com motor tão pequeno: o 1.0 TSI de três cilindros flex, com turbo e injeção direta, e aproximadamente 125 cv e 22 mkgf de torque a partir de 2.000 rpm - no caso do torque, é 30% a mais do que o 1.6 MSI, atingidos na metade dos 4.000 rpm necessários para que o EA-211 exerça toda sua força.
Este novo motor virá no Golf Comfortline combinado com o câmbio manual de seis marchas e deve servir como laboratório mercadológico para o conceito de downsizing (tendência de diminuição do tamanho dos motores sem comprometer o desempenho) em carros médios no Brasil.
Motor 1.0 TSI no cofre do Golf vendido na Europa | Crédito: Divulgação
A nova versão deverá ser intermediária entre o Comfortline 1.6 MSI com câmbio manual de cinco marchas (R$ 78.130) e o Comfortline 1.6 MSI com câmbio automático de seis marchas (R$ 83.530), ainda que carros 1.0 paguem IPI menor que os 1.6.
Em outras palavras, provavelmente teremos um Golf 1.0 TSI por cerca de R$ 80.000 em um momento que ainda estamos impressionados com o Ford Fiesta 1.0 Ecoboost, tanto pelo desempenho como pelo preço de R$ 71.990.
Por outro lado, será a forma mais barata de ter um Golf TSI, pois um Highline 1.4 TSI custa R$ 95.670 (!) com câmbio manual. A despeito do motor pequeno, há boas chances de ser um carro agradável de dirigir. O Golf 1.6 com motor EA-211 tem 120 cv e 16,8 mkgf de torque para 1.218 kg.
Considerando este mesmo peso e números de potência estimados, a relação peso/potência cai de 10,15 kg/cv para 9,74 kg/cv. Já a de peso/torque baixa de 72,50 kg/mkgf para 55,36 kg/mkgf. E quem não estiver dirigindo só perceberá que este não é um 1.4 TSI se notar a saída de escape única no lugar da dupla.
Volkswagen Golf Bluemotion 1.0 TSI foi lançado na Europa há um ano | Crédito: Divulgação
Vale dizer que este Golf já existe na Europa, onde há até mesmo o Ford Mondeo (nosso Fusion) é oferecido com motor 1.0 EcoBoost. Queimando apenas gasolina, o Golf 1.0 tem 115 cv e 20,4 mkgf de torque e até tem opção de câmbio DSG. E o mesmo motor também já equipa o Audi A3.
Agora nacional, Golf 1.4 é flex, tem eixo de torção e transmissão DSG foi trocada pela Tiptronic | Crédito: Marco de Bari
Em avaliação recente do jornal inglês The Telegraph, Chris Knapman diz que o motor "é silencioso, suave e forte, sem lag em baixas rotações característicos de motores turbo". Também destaca que, por ter preocupação com consumo, o Golf 1.0 tem suspensão 1 cm mais baixa e rodar mais firme, e aconselha a compra da versão manual pelo fato do DSG antecipar muito as trocas. O zero a 100 km/h é cumprido em bons 9,7 s, com um consumo médio de impressionantes 23,25 km/l (mas deve-se notar que os ciclos europeus de medição de consumo são mais otimistas que os nossos).
Fonte: Quatro Rodas / Edição: Tribuna de Parnaíba
Publicidade
No Comment to " Volkswagen lançará em breve Golf com motor 1.0. Você compraria? "