Mudanças climáticas podem trazer de volta uma das doenças mais letais da História.
Recentemente, cientistas russos afirmaram que há a possibilidade de um dos vírus mais perigosos poder voltar: a varíola, uma doença altamente contagiosa. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ela é fatal em cerca de 30% dos casos. Quando não mata, deixa cicatrizes para a vida toda.
A varíola é considerada a única doença infecciosa erradicada pela Humanidade, após inúmeras campanhas mundiais de vacinação. Agora, as mudanças climáticas podem trazer o vírus de volta.
A origem desse problema vem da planície da Sibéria que, na maior parte do ano, fica coberta de gelo. Com isso, há trechos que nunca ou quase nunca ficam expostos. Comum em regiões como o Ártico, este tipo de solo chama-se de permafrost.
O que acontece, segundo os cientistas, é que há 130 anos uma epidemia de varíola causou muitas mortes. Na ocasião, esses corpos foram enterrados nas camadas superficiais do permafrost. O problema? Este solo está passando, atualmente, por um derretimento cada vez mais perigoso durante os verões no Hemisfério Norte, de junho a setembro.
Além disso, atualmente a Rússia está combatendo um surto de antraz, que surgiu depois que corpos de humanos e cervos mortos pela bactéria foram encontrados após degelo. Isso acabou acarretando na internação de cerca de 24 pessoas, com suspeita de infecção por antraz.
Em entrevista ao jornal local Siberian Times, Boris Kershengols, da Academia de Ciências da Rússia, explicou: "Em 1890, houve uma epidemia de varíola muito frande na área. Uma cidade aqui perdeu mais de 40% da população. Naturalmente, eles enterraram os corpos na camada superior do gelo, o pergelissolo (mistura de terra, gelo e rochas permanentemente congelados juntos), às margens do rio Kolyma. Mas agora, um século depois, o calor e as águas estão causando a erosão das margens do rio”.
Varíola
O surto de antraz acabou fazendo com que autoridades locais realizassem buscas pela região, realizadas pelo Centro de Virologia e Biotecnologia de Novosibirsk. Eles buscam por outras doenças que podem ter “se soltado” do gelo da mesma forma que o antraz. Foi assim que o vírus da varíola foi encontrado: corpos com cicatrizes e fragmentos do DNA do vírus foram descobertos, mesmo que nenhum deles apresente amostras intactas.
"O solo lá tem mais gelo que rocha e terra. Quando derrete, o que está embaixo, aparece. Algumas covas de gado doente, por exemplo, têm apenas três metros de profundidade, com muito pouco solo em cima", disse Mikhail Grigoriev, diretor do Centro de Estudos de Yakutia, afirmando que "a bactéria do antraz, por exemplo, já está solta".
Fonte: Buzz Times / Edição: Tribuna de Parnaíba
Publicidade
No Comment to " OMS alerta sobre a possibilidade da volta da varíola. Uma das doenças mais letais da História "