A universidade marcou para dia 12 de julho a entrega, a ser realizada na cidade do Crato.
O título de Doutor Honoris Causa é concedido sem a pessoa ter de passar pelo processo acadêmico de doutoramento, normalmente usado pelas universidade para homenagear personalidades de intensa vida acadêmica ou que realizaram grandes feitos para humanidade. O ex-presidente Lula recebeu diversos desses títulos durante seus dois mandatos presidenciais, o que é aceitável, pois entende-se que seja uma retribuição pelo apoio concedido ao desenvolvimento da universidade.
Agora, desde 2012 o ex-presidente Lula não exerce mandato eletivo nem tem cargo executivo em qualquer governo, fica patente então que não há outro motivo senão uma declaração política-ideológica da Universidade Regional do Cariri, o que é errado para uma universidade mantida com recursos públicos.
Não custa lembrar que o ex-presidente está diretamente envolvido no maior escândalo de roubo e corrupção do mundo e é investigado em diversos processos. Se realmente há motivo para homenageá-lo, a bem da decência e do respeito com o povo brasileiro, que o Reitor aguarde a conclusão desses processos para a concessão desse título, a não ser que a intenção seja mesmo de atrelar à universidade, mantida com dinheiro dos contribuintes, ao PT o que deveria ser motivo de remoção do Reitor e de todos que apoiaram esse Título. A universidade não pode ser local de doutrinamento de nossa juventude, mas sim onde eles possam aprender e se habilitar para uma vida autônoma.
Há uma movimento na internet pedindo o cancelamento desse título, o link é https://www.change.org/p/urca-universidade-regional-do-cariri-contra-o-titulo-de-doutor-honoris-causa-de-lula-na-urca?recruiter=378052488&utm_source=share_petition&utm_medium=whatsapp , já com mais de 11.500 apoiadores, o Tribuna de Parnaíba apoia essa campanha e é contra a concessão desse título.
Da Redação do Tribuna de Parnaíba
Publicidade
No Comment to " Universidade Regional do Cariri resolve afrontar o Brasil e oferecer título honoris causa ao ex-presidente Lula "