Chegar em um lugar e ser recebido com um abraço é sinal que ali existe muito amor, respeito e cuidado. Foi com estes sentimentos que me deparei ao visitar a Apae de Parnaíba.
Segundo dados do IBGE (2015), no Brasil, 6,2% da população tem algum tipo de deficiência e pode-se dizer que a falta de conhecimento da sociedade, em geral, faz com que a deficiência seja considerada uma doença crônica, um peso ou um problema.
A Apae - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais nasceu em 1954, no Rio de Janeiro e hoje encontra-se em mais de 2 mil municípios em todo o território nacional. Trata-se de uma associação onde pais e amigos dos excepcionais, como também toda a comunidade, unem-se para prevenir e tratar a deficiência, além de promover o bem-estar e desenvolvimento destes.
Em Parnaíba, a Apae foi fundada em 07 de outubro de 1970, e hoje é umas das 52 maiores do Brasil. Conta com o atendimento de profissionais comprometidos e qualificados, como: médicos, neurologistas, psiquiatras, clínico geral, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, nutricionista, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.
A associação atende mais de 600 famílias e possui também um Atendimento Educacional Especializado - AEE, onde facilmente notamos que os professores têm uma ótima relação com seus alunos e vice-versa.
Toda essa dedicação tem formado e transformado a vida de muitos que por ali passam. A exemplo disso, alguns jovens já foram inseridos no mercado de trabalho em algumas lojas/empresas de Parnaíba, como Toureiro, Riachuelo e Paraíba. Destaque também para o esporte, onde os atletas da instituição foram medalhistas em olimpíadas a nível nacional.
É gratificante ver o resultado de todo um trabalho de uma instituição que realmente se compromete junto aos seus colaboradores e atendidos. Melhor ainda é ver o quanto os alunos se sentem bem em se fazer presente e participar das atividades, tendo o que mais necessitam, como: atenção, cuidado e dedicação.
Por: Rivelle Castro / Edição: Tribuna de Parnaíba
No Comment to " Apae de Parnaíba, 46 anos de amor, respeito e cuidado "