Últimas Notícias

Madrugada de raios e trovões em Parnaíba

By Redação - domingo, 27 de março de 2016 No Comments
A madrugada deste domingo (27) foi clara e barulhenta, diversos raios cortaram os céus parnaibanos e deixaram muitas pessoas sem dormir.


A chuva de média intensidade começou por volta de 1h da manhã deste domingo de páscoa e continuou durante toda a madrugada.

Terceiro estado brasileiro no ranking de mortes por queda de raios, Parnaíba registrou uma das maiores incidências no ano neste domingo. Foram mais de duas horas onde trovões causaram medo em diversos moradores. A chuva que iniciou em Luís Correia no final da noite de sábado (26), chegou a Parnaíba já sem força, mas trazendo muitos raios.

Segundo especialistas nem mesmo dentro de casa uma pessoa está totalmente a salvo desses fenômenos naturais e, em alguns casos, a única forma de ficar completamente seguro é instalar um para-raios no imóvel.

Os riscos da queda de raio em uma casa dependem de vários fatores, como a localização da residência em locais isolados ou no alto de um morro. Já em prédios, um para-raios é equipamento obrigatório na maioria dos casos, porém um laudo técnico pode apontar exceções.

Confira 5 dicas para se proteger de raios durante as tempestades

Campos abertos
Muitas vezes uma tempestade chega, literalmente, de surpresa e não há muito tempo para escapar. A dica é fugir de locais abertos como praias, campos de futebol ou plantações e se abrigar em construções seguras de alvenaria. Uma casa ou um prédio com para-raios é o mais indicado, porém não se deve ficar próximo às janelas. Caso não exista nenhum abrigo seguro por perto, a melhor opção é se deitar no chão e esperar a tempestade passar, pois os pontos mais elevados do terreno têm maiores chances de atrair raios.

Interior de veículos
Muito se fala que quem está dentro de um carro fica protegido dos raios. A afirmação é verdadeira, mas existe um perigo neste velho ditado. A pessoa só estará a salva dentro do veículo, se ela não estiver tocando em nenhuma região de metal. Afinal, ao cair sobre o carro, o raio irá se espalhar pela lataria do automóvel e poderá causar a morte de seu ocupante. Por isso, a dica é estacionar o veículo num local apropriado, desencostar dos detalhes metálicos e esperar a tempestade passar.

Mantenha distância de eletrônicos
Nunca tome banho em chuveiro elétrico durante uma tempestade, pois caso um raio atinja o edifício poderá alterar as voltagens do aparelho e ocasionar um forte choque elétrico. Outra dica importante é desconectar os eletrônicos da tomada, pois eles também podem transmitir eletricidade e causar um choque aos usuários.

Mantenha distância da água
A água é um dos melhores condutores de eletricidade que existem (em especial, a água salgada) e com isso, atrai os raios. Por tanto, é fundamental sair/ evitar lugares como praias, piscinas e lagoas durante tempestades de raios. A chance de uma descarga atmosférica cair no local é grande e como o líquido é um bom condutor, a energia irá se propagar por uma superfície muito mais ampla. Esta excelente condutibilidade da água também é responsável por transportar a eletricidade pelo encanamento (que muitas vezes é de metal!) e causar um choque em quem estiver tomando banho, mesmo sendo um chuveiro a gás e que o raio tenha caído distante do local.

Não se abrigue em árvores ou guarda-sóis
As quatro vítimas que faleceram em Praia Grande após a queda de um raio estavam abrigadas na orla da praia, embaixo de guarda-sóis. Se proteger sob um guarda-chuva, árvore ou qualquer tipo de local que possa servir como um 'para-raios natural' é um dos maiores riscos que existem em casos de tempestade. O mais prudente é evitar estes lugares e se abrigar numa construção de alvenaria. Se não houver outra opção, deite-se sobre o chão e espere a tempestade passar.

Por: Bruno Santana / Edição: Tribuna de Parnaíba

Publicidade

No Comment to " Madrugada de raios e trovões em Parnaíba "