Últimas Notícias

Por dia, 70 trabalhadores da construção civil são demitidos no Piauí

By Redação - quarta-feira, 23 de dezembro de 2015 No Comments
Durante todo o ano de 2015, o setor que mais realizou demissões. O comércio e o setor de serviços foram os que mais contrataram no estado.


O setor da construção civil foi o que mais demitiu em 2015 no Piauí. Por dia, são registradas 70 demissões no setor, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No final deste ano, a geração de novos empregos no estado não está mais superando o número de demissões, em comparação ao início de 2015.

Em novembro, foram 1.270 postos de trabalho a menos no Piauí, somente na construção civil. Segundo Carlos Magno, presidente do Sindicato da Construção Civil, por dia são registradas até 70 rescisões de trabalho e desde 2010 a situação não era tão ruim assim.

“Anteriormente, o trabalhador era demitido e logo em seguida arrumava outro emprego, mas agora não. Depois de uma demissão a pessoa passa mais tempo para se empregar e vira uma preocupação”, destacou.

O operado de máquinas Antônio Carlos foi dispensado do emprego depois de sete anos. A empresa que ela trabalhava argumentou que estava reduzindo o número de funcionários. “Quase todos os dias nós procuramos saber de algo e a resposta que temos é que só mais na frente, pois agora ninguém quer contratar”, disse o trabalhador demitido.

O mês de novembro ainda fechou com um saldo negativo de 680 empregos de carteira assinada, o que representa uma redução de 0,23% em relação ao mês anterior. Mas se somado os 11 primeiros meses deste ano, o Piauí foi o único que contratou mais e demitiu menos.

“O que fez com que o Piauí caísse no mês de novembro foi a construção civil, isso tem feito todo o Brasil cair, mas encontramos o setor de serviços e comércio que alavancou o emprego”, afirmou Rafael Torres, gerente do Sistema Nacional de Empregos (Sine).

Apesar de o Piauí aparecer bem em relação aos outros estados, o economista Samuel Costa aleta que é impossível deixar de sentir os efeitos da crise. “Agora começa a chegar no Piauí os efeitos da crise econômica e no próximo ano a previsão é que continue com esse problema”, disse.

Fonte: G1
Curta nossa fanpage no Facebook - https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba

Publicidade

Tags:

No Comment to " Por dia, 70 trabalhadores da construção civil são demitidos no Piauí "