O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED, é um registro Administrativo instituído pela Lei n° 4.923 em dezembro de 1965, com o objetivo de acompanhar o processo de admissão e demissão dos empregados regidos pelo regime CLT (Carteira assinada).
Segundo os registros do órgão, o mês de outubro (-120 vagas), foi o segundo mês do ano de 2015 com maior saldo negativo (281 admissões x 401 demissões) na cidade de Parnaíba, perdendo apenas para o mês de janeiro, com um saldo negativo de 144 vagas (392 admissões x 536 demissões).
No acumulado do ano de 2015, janeiro a outubro (o relatório de novembro deve sair após 20 de dezembro), o saldo da geração de empregos em Parnaíba é negativo em 167 vagas. Nos dez meses do ano foram admitidos 4.138 trabalhadores e, no mesmo período foram demitidos 4.305 profissionais com carteira assinada.
A tendência é que, esse número (negativo), se mantenha estável nesta reta final de 2015, pois devido à grave crise político-financeira em que o país atravessa, o comércio mantem-se estagnado, impedindo assim, as já tradicionais ofertas de empregos temporários no período natalino e início de ano novo.
O cargo onde houveram maiores demissões e admissões no mercado parnaibano foi o de: “vendedor de comercio varejista”, com um acumulado de 710 demissões e 550 admissões em 2015, sendo este, o principal responsável pelo saldo negativo do ano. O que mostra claramente a queda de consumo do parnaibano.
Parnaíba registra pelo segundo ano consecutivo, saldo negativo na geração de empregos. Ainda segundo o relatório 2014, do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, a cidade fechou o ano com o saldo negativo em 820 vagas (4.686 admissões x 5.506 demissões).
Especialistas ouvidos pela reportagem do Tribuna de Parnaíba.com, afirmam que, a falta de uma política clara da Prefeitura Municipal de Parnaíba para geração de empregos e, a total inexistência de um planejamento para captação de novas empresas interessadas em se instalar na região, contribuem diretamente para o saldo negativo dos últimos dois anos. Atualmente a Secretaria do Trabalho e da Defesa do Consumidor, tem a frente o Advogado e ex-vereador Reinaldo de Castro Santos Filho.
Por Bruno Santana
Curta nossa fanpage no Facebook - https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
Publicidade
No Comment to " Outubro negro – Parnaíba registra 401 demissões em um único mês "