Os conselheiros do CRM-PI estão na região sul do Estado para uma série de vistorias em hospitais e unidades mistas de saúde da região. Na lista, 16 municípios estão sendo fiscalizados, incluindo a cidade de Picos, a 314 km de Teresina.
Mun. Monsenhor Hipólito - recepção da UMS
A situação encontrada na maioria dos municípios da microrregião de Picos é de caos, com falta de estrutura e bom gerenciamento das ações e recursos. Os conselheiros constataram ainda que na maioria dos municípios menos de 20% da população que deve ser imunizada será atingida, por falta da vacina, o que já compromete a campanha, que deverá ser encerrada no próximo dia 22 de maio.
Na microrregião do Picos, uma falha em quase todos os 16 municípios, incluindo Picos é com relação à vacina contra gripe, que está em falta, possivelmente em vários outros municípios do Estado. A fiscalização do CRM-PI calculou uma cobertura de apenas 18% do necessário para a população, que tem neste sábado (09), o Dia D de vacinação contra a gripe. Com isso, o controle da virose já está comprometido. "Entendemos que há desperdício de recursos públicos e mau gerenciamento para com a campanha de vacinação, mesmo com todo dinheiro investido em publicidade para imunizar a população", criticou o presidente do CRM-PI.
Devem receber a dose da vacina em todo país crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos, idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. Também deverão ser imunizadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Nesse caso, é preciso apresentar uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose. Pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no SUS devem ir aos postos em que estão cadastrados para receber a dose, sem necessidade da prescrição médica.
Mun. Monsenhor Hipolito - sala de Raio X
Quanto às fiscalizações, que seguem até este final de semana, a maioria das unidades de saúde apresentam irregularidades, como falta de equipamentos nos setores de urgência e ambulâncias com estrutura para transportar pacientes graves. Já em Monsenhor Hipólito, os conselheiros encontraram um bom padrão na Unidade Mista de Saúde do município. Em relação aos demais municípios da microrregião de Picos já visitados, lá a unidade é digna de elogios, com boas instalações, os aparelhos de urgência médicas em bom estado e em funcionamento, o local de recepção dos pacientes, com bom espaço para todos aguardarem sem filas; no consultório da ala da pediatria com toda estrutura necessária, na enfermaria pediátrica há mobiliário e ar condicionado em funcionamento e na ala de raio X, aparelho em perfeito funcionamento. Os conselheiros constataram que lá é colocado em prática a humanização do atendimento à população.
Edição Tribuna de Parnaíba / Fonte: Ascom CRM
Curta nossa fanpage no Facebook - https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
Publicidade
No Comment to " URGENTE: Fiscalização do CRM constata que Dia D contra a gripe já está comprometida no Piauí e menos de 20% da população da região sul do Estado será imunizada "