Desde janeiro de 2013, cerca de 300 famílias que moram em uma área no bairro Planalto Mont Serrat, em Parnaíba, PI, convivem diariamente com a ameaça de despejo movida por uma empresária que reivindica o direito sobre as terras. Alguns moradores dizem já ter sofrido coação e constrangimento moral por parte de seguranças a mando possivelmente da empresária, mesmo a causa estando em âmbito de Justiça.
Ao ser procurado pelos moradores que temiam perder suas residências, o vereador Carlson Pessoa (PSB), entrou na causa a fim de prestar apoio a população. O parlamentar acionou o advogado Daniel Nogueira, para intervir em favor das pessoas. Como todos os moradores são de baixa renda, por meio de um acordo prévio, Nogueira facilitou o acesso das pessoas ao atendimento jurídico sendo que ficou acordado que cada família pagaria boletos mensais no valor de R$ 25,00, referentes aos honorários do advogado, que são legítimos e dignos, acerto feito no escritório do advogado e na própria comunidade.
No entanto, no final da semana passada, um blog de Parnaíba publicou uma matéria acusando o vereador Carlson Pessoa e o sobrinho dele, o advogado George Pessoa, de ficarem com parte do pagamento feito pelas famílias. A matéria sugere ainda que Carlson Pessoa, juntamente com seus assessores, estariam exigindo a divisão dos terrenos em troca de proteção judicial.
O parlamentar rebateu as acusações e afirmou que sua participação no caso em questão restringe-se a defesa dos direitos dos cidadãos parnaibanos, função para a qual ele foi eleito. Carlson Pessoa enfatiza ainda que todo o pagamento é feito somente ao advogado Daniel Nogueira, sendo que a cobrança é legítima, uma vez que é um serviço prestado por um profissional habilitado e que possui escritório próprio.
“Isso é um ataque político, mas não vou abandonar esta causa porque não vou deixar as pessoas à deriva, sem apoio. Não estamos fazendo nada fora da Lei. Vou até o final no apoio a esses moradores porque eles merecem respeito e precisam ter os seus direitos garantidos”, afirmou Carlson Pessoa.
Tendo sofrido vários ameaças, o metalúrgico Antônio Ribeiro (Dede da São Camilo), uma das lideranças do Mont Serrat disse que se não fosse a intervenção do vereador, ele e os vizinhos estariam morando na rua. “O Carlson Pessoa foi o único vereador que nos defendeu. Infelizmente estão caluniando ele injustamente por ficar do lado mais fraco, que somos nós trabalhadores sofridos”, desabafa. Ribeiro falou também sobre os honorários advocatícios pagos ao Dr. Daniel Nogueira e afirmou que o mesmo foi firmado em consenso entre todos os moradores e que não foram tomados de surpresa com a chegada dos boletos, conforme denunciado. “Todos concordamos em pagar os honorários do advogado, afinal, ele não pode trabalhar de graça, esse é o trabalho dele”, salientou Ribeiro.
O advogado Dr. Daniel Nogueira adiantou que já está tomando as medidas cabíveis contra as calúnias sofridas. “Eu vivo do meu trabalho, existem várias outras áreas em Parnaíba que defendo e cobro meus honorários através de um carnê, quem não quer nossa assessoria não a nenhum problema algum, aliás, nesta causa existem vários outros colegas. É uma cobrança normal de honorários feitos unicamente no meu nome, e que de nada tem a ver com o Carlson, tão confundido a minha amizade com ele com meus serviços profissionais, agora tem pessoas querendo se aproveitar e criar falsas notícias em cima disso. Estou defendendo a causa porque entendo que os moradores são os legítimos possuidores das terras. Por outro lado, estamos tomando todas as providências, inclusive comunicando a OAB que certamente tomará as medidas cabíveis, pois houve ofensa a todos os advogados que vivem de honorários”, afirmou.
Quanto as acusações envolvendo seu nome, o advogado George Pessoa, sobrinho de Carlson, revela que presta auxílio jurídico ao vereador como gratidão a ajuda que recebeu nos tempos da faculdade. “Eu não recebo nada nas assessorias jurídicas que presto ao meu tio, faço em gratidão por ele ter ajudado a pagar meu curso de Direito. Em relação ao caso do Mont Serrat, estou apenas auxiliando o Dr. Daniel Nogueira e todo o pagamento é feito pelos honorários dele e pra mais ninguém”, explica.
Edição Tribuna de Parnaíba / Por Luzia Paula
Curta nossa fanpage no Facebook - https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
Publicidade
No Comment to " Esclarecimentos sobre a disputa de terras no Planalto Mont Serrat "