Últimas Notícias

Não há reforma administrativa; projeto de W.Dias é fazer REFORMA VERBAL

By Redação - sexta-feira, 17 de abril de 2015 No Comments

Edição Tribuna de Parnaíba / Fonte: Portal O Olho
Curta nossa fanpage no Facebook - https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba

"O governador Wellington Dias entregou à Assembleia Legislativa um projeto de reforma administrativa que prevê a extinção de dez secretarias e o corte de salários de quem ocupa cargos comissionados e toma outras providências". Pode parecer que a reforma referida no trecho acima diz respeito à 2015, mas o texto é de 2004, ainda no primeiro governo de Wellington Dias.

Três vezes no comando do Executivo e três vezes tentando implementar reformas sob o argumento de enxugar a máquina pública ainda não foram capazes de proporcionar resultados efetivos para as contas públicas. Ainda em 2004, Wellington extinguiu dez secretarias, mas em uma reforma seguinte trouxe novamente órgãos já extintos.

A nova reforma, quando aprovada na Assembleia Legislativa do Piauí, deveria - hipoteticamente - contribuir para viabilizar os compromissos públicos assumidos por Dias durante a campanha eleitoral, e não visando abrigar antigos e novos aliados. Não há lógica que faça crer como benéfica para o erário a criação de mais coordenadorias, como a de fomento a irrigação, fomento ao desenvolvimento rural e desenvolvimento social e de lazer. Os novos órgãos já têm suas funções executadas em outras pastas. Se são mal executados, devem-se mudar os gestores e não os nomes dos órgãos. Ou seja, não há reforma administrativa, a reforma é verbal.

Sobre a Agespisa, por exemplo, que merecia maior atenção devido ao atual estágio de sucateamento da empresa, não há no horizonte do projeto de reforma nada que vislumbre adequações positivas. Mudar o órgão para um instituto resolveria a má gestão de décadas? A expectativa é que as novas reformas não sirvam apenas de troca de nomenclaturas, mas sim de adequações que visem um enxugamento concreto da máquina, dando assim o fôlego necessário ao Estado. 

Mesmo com uma tímida oposição, espera-se também que os deputados não atuem figurativamente e façam sim alterações significativas no projeto do Executivo, tornando a reforma que sair da Assembleia Legislativa melhor do que aquela que entrou.

Publicidade

No Comment to " Não há reforma administrativa; projeto de W.Dias é fazer REFORMA VERBAL "