O estudante que tentou fazer sua inscrição no Programa de Financiamento Estudantil (FIES), desde a última sexta-feira (16/01), encontrou na página de inscrição o aviso de que o sistema está fora do ar. A página do Sisfies está em manutenção e não tem data para voltar a funcionar, segundo o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
O sistema saiu do ar para que o programa fosse adequado às novas regras publicadas pelo Ministério da Educação no fim de dezembro. Entre elas, a exigência de obtenção de um resultado mínimo de 450 pontos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2014 e nota da redação maior que zero para os alunos terem a novos contratos de financiamento.
Até a última semana, a página trazia a mensagem de que o sistema voltaria a funcionar no dia 18 de janeiro, a mensagem foi alterada e agora não traz mais data. De acordo com a assessoria de imprensa, o sistema ainda não está pronto e a previsão é de que volte ao ar nos próximos dias, sem data para isso.
Os estudantes que precisam confirmar a matricula, e perderem o prazo da faculdade, poderão ter de pagar multa na instituição por atraso. A assessoria de imprensa do FNDE orientou os estudantes a entrarem em contato com suas faculdades para negociar o adiamento do pagamento.
MUDANÇA NAS REGRAS
Em dezembro de 2014 foi publicada uma portaria que mudava os critérios para oferta do financiamento. Entre elas, o candidato a um novo contrato precisa ter feito, ao menos, 450 pontos de média nas provas objetivas do Enem 2014 e não pode ter zerado a redação.
Além disso, não é mais possível ter bolsa do ProUni e financiamento pelo Fies em cursos diferentes ao mesmo tempo.
As medidas devem reduzir o número de beneficiados. Segundo estudo realizado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) o potencial de alunos foi reduzido. Pela regra anterior, o potencial de alunos no Fies era de 57,4% do total de estudantes que fazem o Enem. Pela norma atual, o potencial cai para 16%.
Até meados de 2014, o Fies tinha 1,6 milhão de contratos formalizados. O fundo oferece cobertura da mensalidade a juros de 3,4% ao ano. O contratante só começa a quitar o financiamento 18 meses depois de formado.
Publicidade
Curta nossa fanpage no Facebook - https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
Por Bruno Santana
Fonte: iG
No Comment to " Com sistema fora do ar, alunos não conseguem fazer inscrição no FIES "