Motoristas que não trocarem o extintor de incêndio para o tipo ABC até esta quarta-feira (31), estão sujeitos à multa no valor de R$ 129,69, além de ganharem cinco pontos na carteira por cometer infração grave. De acordo com a legislação federal, a substituição é obrigatória, já que houve a inserção de um novo componente à fórmula, capaz de apagar o fogo em painel, bancos e revestimentos internos, mangueiras e forro do capô (classe A).
Cláudio Sachs, diretor da Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos contra incêndio e cilindros de alta pressão (Abiex), afirma que a lei foi aprovada em 2009, mas não entrou em vigor de forma imediata por causa do prazo de adequação dos de veículos fabricados em 2004. “Esse extintor novo já vem sendo fornecido desde 2005 pelas montadoras de automóveis, ou seja, não é que agora vai mudar do tipo BC para o ABC”, explica. O tipo BC usado atualmente só combate incêndios de líquidos inflamáveis (classe B) e equipamentos elétricos (classe C).
Cláudio também orienta o motorista a não permitir a substituição do tipo de agente extintor ou do gás expelente, nem a alteração das pressões ou quantidades indicadas pelo fabricante, muito menos a mistura de pós dos extintores BC com o ABC. “Esta conversão poderá acarretar o não funcionamento do extintor ou prejudicar severamente seu desempenho”, alerta. Sobre a obrigatoriedade ou não da retirada do plástico protetor, Cláudio considera não haver resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que trate especificamente do assunto.
A troca pelo modelo ABC deverá ser feita no período citado, em todo o Brasil, mesmo que o antigo extintor do modelo BC ainda esteja dentro do prazo de validade. A norma envolve carros de passeio, utilitários, camionetas, caminhonetes, caminhões, ônibus, micro-ônibus e triciclos de cabine fechada.
PREÇO
O extintor do tipo ABC não pode ser recarregado e é mais caro que o BC. Segundo o gerente da Extimaq em Parnaíba, a procura pelo equipamento tem sido grande nos últimos dias e, o estoque está quase no fim. O extintor do tipo ABC tem validade de cinco anos e custa cerca de R$ 90,00 (1 Kg) em Parnaíba.
Publicidade
Curta nossa fanpage no Facebook - https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
Por Bruno Santana
Fonte: O Povo
No Comment to " Motoristas tem até esta quarta-feira (31), para realizar troca do extintor de incêndio "